Os empreendedores podem aproveitar a Black Friday para aumentar o estoque, gerar mais demanda e criar promoções ao longo de novembro.
Neste artigo, o Mercantil Atacado ensina a criar estratégias de estoque para Black Friday, unindo economia, oportunidades e lucro. Confira!
Presença do varejo na Black Friday
A Black Friday é uma data aproveitada pelo varejo, focando na venda de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, itens de vestuário, beleza, entre outras categorias.
Nos últimos anos, houve aumento da presença de mercado, tanto pelo lado das marcas, quanto pelo lado do consumidor, que compra produtos para casa com economia em novembro.
Neste cenário, todo empreendedor pergunta como vender mais na Black Friday, incluindo a organização do estoque. Confira as dicas a seguir.
Confira o estado atual do seu estoque
Antes de pensar em qualquer promoção ou aquisição para aumentar vendas, é preciso “arrumar a casa”. Ao verificar e organizar o estoque atual, você evita comprar itens desnecessários, que já estejam armazenados em quantidade suficiente para os próximos meses.
Faça um levantamento das mercadorias disponíveis, separando por categorias e data de validade. Verifique o que tem pouca saída para evitar comprar em larga escala novamente, tendo uma previsão mais assertiva das necessidades para o controle de estoque.
Pensando no pós-compra, verifique se o espaço físico disponível para armazenamento comporta as aquisições para Black Friday sem que elas fiquem empilhadas de forma desorganizada.
Se você possuí um restaurante e a carne bovina é seu produto de maior saída, confira se há espaço para comprar mais, sem comprometer o estoque de outros itens essenciais.
Planeje as compras
Parece redundante falar de estoque para Black Friday e planejamento na mesma frase, mas essa organização deve ser realizada de forma conjunta pelos empreendedores.
Enquanto os consumidores do varejo começam a pensar no que vão comprar na data com 30 ou 15 dias de antecedência, é comum que os empreendedores façam isso com 60 dias de antecipação, no mínimo.
Esse tempo extra para verificar o estoque de produtos, pensar em quais adquirir e quais evitar comprar em excesso faz com que nenhuma aquisição seja apressada ou feita sem pensar.
Lembre-se das datas comemorativas
O estoque para Black Friday não precisa ser necessariamente utilizado na rotina do estabelecimento. Com datas sazonais como Natal e Ano-Novo, é possível lançar promoções e cardápios especiais para usar os produtos, gerar lucro e aumentar a rotatividade dos itens mais buscados nessas datas do ano.
Tenha rotatividade de estoque
A gestão de estoque não significa somente armazenar tudo de maneira apropriada. A metodologia FIFO (“First In, First Out” ou “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) controla a rotatividade do estoque com eficiência, evitando o excesso de produtos iguais que possam ultrapassar a data de vencimento, por exemplo.
O método funciona de forma simples: os produtos adquiridos primeiro devem ser os primeiros a serem vendidos ou utilizados, evitando que fiquem parados por muito tempo e se deteriorem.
Verifique prazos de entrega
As entregas de Black Friday costumam levar um tempo maior que o normal, devido à alta demanda de compras. Também é importante se programar para não depender 100% da compra realizada, deixando o estoque vazio.
Verifique o prazo, garanta itens importantes em estoque e faça com que a compra de Black Friday seja uma reposição, sem itens emergenciais e urgentes para o mês.
Black Friday Mercantil 2025
Com todas essas dicas para planejar o estoque para Black Friday, maior data de vendas do ano, aproveite para economizar com as promoções do Mercantil Atacado.
Serão diversas ofertas em diferentes dias de novembro, trazendo os melhores produtos com economia para o seu bolso. Vá até uma loja ou compre pelo site e receba tudo com a comodidade que só o Mercantil oferece.